TRADUÇÃO: Adobe Premiere Elements 4

Adobe Premiere Elements 4
Editor de Vídeos próximo da grandeza

[Legenda da imagem superior]
Inferface modernizada

[Legenda da direita]
O novo filtro line-draw

[Box da esquerda]
Adobe Premiere Elements 4
US$99.99
Prós
Capacidade de produção de Blu-ray. Novos filtros criativos. Estabilização de imagem. Mixer de áudio. Output para YouTube.

Contras
Sem suporte a AVCHD. Não consegue gravar formatos HD a DVD±R. Não tem detecção de imagem baseada em time-code para captura HDV.

Para mais informações: go.pcmag.com/premelements4

[Texto]
Com uma nova interface e várias novas opções, Adobe Premiere Elements 4 se aproxima dos melhores editores de vídeo amadores. [N.T.: No original “consumer editor vídeos”. Ou seja, editores de vídeo voltados ao grande público, sem uso profissional.] Mas ele não pode capturar vídeo de aparelhos AVCHD (Advanced Video Codec High Definition) ou criar discos DVD±R de alta definição que podem ser tocados em aparelhos Blu-ray ou HD DVD. E apesar do segundo formato estar morto, mais de um milhão de pessoas possuem os aparelhos.

Para fazer discos HD que tocam na sala de estar, você deve ter hardware Blu-ray (por mais de US$400) e filmar em HDV, não AVCHD (ou esperar pelo update que foi planejado que incluirá o suporte que falta).

A timeline (linha de tempo) totalmente modernizada pode assustar aqueles que fizerem o upgrade, mas ela é inteligente, lógica e consistente com as timelines da maior parte dos rivais, e deve funcionar bem para projetos simples. Por outro lado, se você adicionar temas ou outros elementos das faixas que nem sempre são visíveis, você pode facilmente se perder. A capacidade de organização de conteúdo do produto, porém, é uma vantagem competitiva chave.

Não há detecção de cenas baseada em time-code para HDV, mas a detecção baseada em conteúdo funciona quase tão bem, apesar de levar muito mais tempo. O novo estabilizador de imagem (Pinnacle Studio não oferece isso) funciona bem mas diminui a velocidade da renderização. O há muito esperado efeito de Filme Antigo tem boas opções, e o pacote de efeitos é um dos mais amplos e mais configuráveis já visto. Um mixer de áudio, uma adição muito útil, mostra faixas disponíveis e deixa você tocar sua produção em tempo real, ajustando o volume em cada faixa.

A Adobe teve um bom resultado melhorando sua interface de renderização, dividindo output em cinco categorias - Disk, Online, Personal Computer, Mobile Phones e Player and Tape - com presets (configurações prontas) relevantes em cada categoria. Arquivos que criei para meu iPod e Zune, os quais foram automaticamente desinterlaçados (um ótimo toque), tocaram normalmente. E agora você pode fazer upload de vídeos para o YouTube de dentro do Premiere Elements.

Os temas que a Adobe adicionou ao programa lhe dão uma maneira rápida e conveniente de aplicar um grupo coesivo de títulos, transições e outros efeitos. Por outro lado, o Preview está limitado a uma tela pequena na interface do programa, e os temas são fáceis de aplicar mais difíceis de remover. Além disso, existem apenas um ou dois temas por categoria. O produto sempre teve modelos envolventes de menus de DVD mas navegação limitada. A versão 4.0, porém, estende o conjunto de opções para Blu-ray. Eu não tive problemas para criar e tocar discos Blu-ray de 25GB que tinham boa qualidade de áudio e vídeo.

Premiere Elements finalmente dá a sensação de ser um produto para consumidores, com uma extensa e relevante seleção de opções. É uma pena que não seja compatível com filmadoras AVCHD e não possa produzir discos de alta definição em gravadoras DVD±R. Se você precisa dessas habilidades (e muitos precisarão), sua melhor opção é Pinnacle Studio Ultimate 11 (go.pcmag.com/studioultimate11), o qual, por essa razão, retroativamente ganha nosso prêmio Editor’s Choice. - Jon Ozer
Tradução e adaptação: Rodrigo Ortiz